LESTE EUROPEU


Sempre fui afficionada pelas Grandes Guerras, por história, geografia e sonhava em conhecer todos aqueles cenários.

Já tinha lido diversos livros, e cada vez mais aumentava o desejo de conhecer o Leste Europeu.

Comecei a montar meu roteiro e resolvi fazer tudo terrestre, porque daí conheceria não apenas as capitais e grandes cidades, mas também os vilarejos e pequenas cidades que também são belíssimas e valem muito a pena conhecer.

O Leste Europeu, Europa Oriental ou Europa do Leste, abriga países situados na parte central ou oriental do continente europeu. Boa parte dos países da região apresenta várias similaridades tais como a presença forte de idiomas eslavos e da religião cristã ortodoxa.

A divisão entre Europa Oriental (ou Europa do Leste) e Ocidental ficou bem visível depois da divisão deste continente entre o bloco socialista e o capitalista, delimitada pela simbólica Cortina de Ferro.

Durante a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa de 1917, o socialismo de orientação bolchevique passou a inspirar inúmeros destes povos.

No entreguerras (1918-1939), os impérios centrais foram derrotados e os povos do Leste Europeu, reorganizados em novos estados (como a Tchecoslováquia e a Iugoslávia, depois extintos, e a Polônia). Principalmente nas monarquias parlamentares, a política polarizou-se entre radicais simpatizantes do fascismo (então em ascensão na Europa Ocidental) e do comunismo. A ideologia definiu o lado a que se aliaram quando rebentou a Segunda Guerra Mundial: enquanto os governos de Hungria, Romênia e Bulgária se aliaram ao nazifascismo do Eixo, a Polônia, a Tchecoslováquia e a Iugoslávia foram invadidas, repartidas e anexadas ou colocadas sob estados-fantoche (como na Croácia e na Eslováquia).

A Guerra fria tambem aconteceu no Leste Europeu, fronteira direta entre o bloco socialista e as potências capitalistas em reconstrução pelo Plano Marshall. Dizia-se que uma "cortina de ferro" havia sido baixada na região.

Muitos países do leste europeu, como Eslovénia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Checa, Eslováquia e Hungria, foram aceitos como membros da União Europeia no ano de 2004, no maior alargamento já realizado pelo bloco europeu.

Começarei o meu roteiro falando sobre Budapeste, Hungria, onde comecei a realizar o meu sonho, com um roteiro maravilhoso e inesquecível.


O PORTÃO DE EMBARQUE - Blog de Viagens
All rights reserved 2017
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started